Como não errar na hora de presentear? Como dar presentes melhores?
Perto de datas comemorativas, como o natal, dia das mães e dia dos pais, essas podem ser perguntas que nos fazemos.
Elas se tornam ainda mais relevantes quando queremos de verdade agradar alguém: como no inicio de um namoro, ou para demonstrar apoio a um amigo em um momento difícil.
Foi pensando nesses momentos de dúvida e indecisão que separamos 5 dicas para te ajudar a escolher presentes melhores, facilitando os momentos de conexão com as pessoas queridas por você!
Vamos lá?
1 – Seja observador
A melhor forma de escolher o presente certo para alguém é sendo observador.
Repare na pessoa que você vai presentear. Pense nela com cuidado. E tente se lembrar das interações que vocês já tiveram. Fazendo isso você conseguirá informações relevantes que poderão guiar a escolha do presente.
Separamos algumas perguntas para te ajudar a mapear os gostos e interesses da pessoa:
- Que tipo de roupa ela usa?
- Qual estilo de música ela gosta?
- Que tipo de comida ela prefere?
- Essa pessoa tem algum hobby? O que ela faz no tempo livre?
- Ela gosta de algum esporte? Para que time ela torce?
- Sobre o que ela costuma conversar? O que ela geralmente posta nas redes sociais?
- Ela gosta de sair? Prefere bares e shows ou restaurantes, museus e cafés?
- Ela gosta de animais? Quais?
- Nas últimas conversas que vocês tiveram, ela comentou sobre algo diferente que vem chamando a atenção dela?
- Essa pessoa está com algum problema que você poderia ajudar? Você pode ajudar tanto em um problema complexo como em algo mais simples, como comprar um carregador novo para aquela pessoa que vive perdendo o dela
- Para além da aparência física, como você descreveria essa pessoa para alguém? Quais características você mais destacaria?
Essas são apenas algumas perguntas para te guiar, mas quanto mais você conseguir mapear sobre a pessoa, mais fácil será escolher o presente certo!
2 – Pense nas linguagens do amor
Seguindo o primeiro passo, você já estará bem próximo de escolher um bom presente, mas sempre é possível ir além.
Para tornar o seu presente ainda mais especial, você pode pensar nas 5 linguagens do amor, e buscar por um presente que se encaixe com a forma que a pessoa gosta de receber afeto.
A pessoa gosta de presentes? Ou prefere passar um tempo de qualidade fazendo uma atividade divertida com alguém especial? Ela gosta de ouvir os outros expressando o seu afeto por ela verbalmente, ou prefere receber carinho com abraços e beijos? Fazer algum favor por ela, algo que facilitaria seu dia a dia, deixaria ela feliz?
Caso você nunca tenha ouvido falar desse conceito, aqui no blog nós explicamos um pouco mais sobre as 5 linguagens de amor, e damos dicas de como presentear alguém com base em cada uma delas.
Saber sobre a principal linguagem do amor com que a pessoa se identifica fará a diferença entre um presente básico e um presente especial!
3 – Anote tudo
Essa dica é essencial por dois motivos:
- Não importa o quanto nós acreditamos no contrário, de maneira geral, a nossa memória é fraca
- Principalmente para datas comemorativas, que sempre se repetem, ter ideias anotadas facilita a nossa vida
Por isso, sempre que tiver alguma ideia de presente: Anote!
Faça uma lista de presentes, mesmo que o aniversário da pessoa seja daqui há 6 meses.
O importante é sempre ter ideias e ter fácil acesso a tudo que pensamos, assim, no momento em que a ocasião surgir, você já estará preparado e não terá com que se preocupar, basta olhar a lista e escolher!
4 – Previna-se
Eventualidades sempre podem acontecer, por isso, pense em todas as etapas do presente, e busque se prevenir.
Selecionamos alguns pontos que você pode considerar para evitar problemas com o seu presente:
- Compre com antecedência para que seu presente não seja prejudicado por atrasos
- Verifique se removeu a etiqueta de preço (Essa é um clássico!)
- Guarde bem a nota fiscal, pois trocas podem ser necessárias
- Caso o presente seja uma roupa, calçado, perfume ou item de maquiagem, se informe! Fale com parentes e amigos caso seja necessário, mas busque saber o tamanho, cheiro e cor correta – Achar que sabe não é suficiente, tenha certeza! Assim você evita um presente errado, que precisará ser trocado, ou que ficará abandonado na prateleira
5 – Reflita sobre a utilidade e qualidade do presente
Nem todo presente precisa ter uma utilidade direta no dia a dia: Um quadro com fotografias de um momento especial e flores são mais decorativos do que práticos, mas nem por isso menos especiais.
Mas não é uma boa ideia presentear alguém com algo que não será utilizado, ou que não tenha relação alguma com os interesses ela.
Por exemplo, você pode gostar muito de elefantes, mas se a pessoa nunca demonstrou interesse por esse animal, presenteá-la com uma estátua decorativa de elefante pode não ser uma boa ideia – mesmo que o presente pareça muito bonito ou interessante.
A escolha deve ser feita com base no gosto do outro, não com base naquilo que nós achamos legal.
Por fim, considere a qualidade do presente: um bom presente não precisa ser caro, um presente dado com carinho e pensando na pessoa será muito mais lembrado do que um presente genérico com preço alto.
Mas ainda assim, busque o equilibro.
Não compre algo só por comprar ou porque estava na promoção, e reflita se você compraria esse item para ser utilizado por você (Em termos de qualidade!)
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a refletir sobre a difícil tarefa de escolher um presente!
Sabemos que acertar no presente não é fácil, mas com essas dicas seus presentes serão melhores! Mas, se ainda assim você estiver sem ideias e com dúvidas, aqui no blog nós temos diversas sugestões de presentes para te inspirar.
Você pode dar uma olhada nos presentes por profissão, presentes de namoro, para a família e muito mais!
Com certeza algum deles vai te trazer a ideia perfeita!